Feminismo ou femismo?


Hello babys ~ Acho que terei aula amanhã, se nada mudar. Já estou com saudade das aulas. Bem, ontem a noite, depois de ir a um evento que o grupo de jovens do qual participo foi convidado, fui a um jantar e a Helena (lembram dela?) estava lá. Enquanto conversávamos, ela comentou que muitas pessoas ainda confundem feminismo com femismo. São coisas distintas e a diferença deve ser bem esclarecida, para que não haja dúvidas. Por isso resolvi postar sobre, embora já tenha visto esse assunto em outro blog, venho com um posicionamento um pouco diferente da blogueira. Go?!



Para começar, feminismo não é o oposto de machismo. Os homens machistas costumam dizer que "Lugar de mulher é na cozinha" -  eu acho que lugar de todo mundo é na cozinha, afinal, na cozinha tem comida - e as mulheres feministas apenas querem que esse mito se quebre. Que mulher não precisa passar a vida toda lavando, cozinhando e presa em casa, que mulher também pode fazer uma faculdade e trabalhar fora e o homem tem que ajudar nas tarefas da casa. É isso que o feminismo quer. Já o femismo é o oposto do machismo. Mulheres femistas são aquelas que invalidam os homens, que dizem que não precisam deles e podem fazer tudo que eles fazem, só que melhor. São as mulheres que tipo, querem que os homens morram (mulheres heterossexuais não são femistas, né? Seria contraditório namorar/casar com quem você quer que morra sjdhjsdhj).

Opinião: Eu não me considero uma feminista ou femista, porque acho que hoje em dia o machismo está mais brando, não é tão forte como antigamente. Mas apóio as feministas na defesa de que mulher não precisa necessariamente ser uma dona de casa, mas que ela pode fazer uma faculdade e ter uma profissão, porque eu particularmente planejo me formar e trabalhar no que E-U quiser.

Enfim, o que você acha de tudo isso? É feminista ou femista? Me conta aí nos comentários.
Obs.: A resposta do último post é "Quem é você, Alasca?".
Até o post que vem, com mais um de onde vem!


24 comentários:

  1. Oi Deby ♡ Eu nem sabia que a palavra femismo existia, muito menos que tinha significado. Sobre o trecho "eu acho que lugar de todo mundo é na cozinha, afinal, na cozinha tem comida" concordo plenamente com você sdskdjsdskj ♡ Eu não me considero nada também, pelo menos por enquanto. Tenho que aproveitar já que não tenho conta pra pagar hahaha. Mas se fosse pra escolher, eu estaria do lado das feministas também. Desde quando mulher tem a obrigação de passar toda a vida dela lavando, passando e cozinhando sem ao menos ter o direito de sair pra curtir?! É cada uma que inventam, né?
    Beijos ♡
    http://miscel-laneous.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não a conhecia até um tempo atrás haha
      Bate aqui o/
      Cada uma que mds ksdjksdjks

      Excluir
  2. Olá ♡
    Eu nunca cheguei a achar que o feminismo era isso mas achei até bom você divulgar essa ideia pois nunca se sabe quando nós podemos pensar que feminismo é femismo. Por mim acho que as feministas não gostam de ouvir: "Lugar de mulher é na cozinha" pois isso dá uma sensação de como elas fossem mais empregadas do que mulheres. O ruim do machismo é esse, fazem as mulheres mais como empregadas do que gentis. Eu acho que esse lance de machismo ou até mesmo femismo, é muito doido porque tem mais coisas para se preocupar. E se o homem não quer mulher e mulher não quer homem então eles que não fiquem querendo inferiorizar os outros, só deixem para lá gente!

    Bem, eu não posso sair pelas ruas dizendo que sou feminista se não as pessoas vão achar que eu sou contra os "homens" na sociedade e por mim homem e mulher {bixas, sapatas} já está demais da conta. Foi muito bom você abordar o assunto, se não eu ia morrer sem saber que diabos era feminismo ao certo. E eu não tenho a sua sorte de estar com saudades das aulas estou querendo folgas!

    ♡ --- cake-sugar.blogspot.com --- ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu particularmente demorei a entender tudo isso, esse povo inventa cada coisa!
      Mas é bom saber o que estão falando, as vezes eu fico 'boiando' nessas coisas ksdjskd
      Nem me fale, eu tanto que queria folga, depois da paralisação, eu só quero sair de casa skjdksjdk

      Excluir
  3. Deby, se vc é contra o pensamento machista, se vc acha que as mulheres devem ter direitos iguais e liberdade de escolha, vc é feminista. Porque as feministas querem isso: ter liberdade para fazerem o que quiserem (desde serem donas de casa até donas de empresas) e não serem barradas e esteriotipadas só porque nasceram mulheres.
    Eu me considero feminista. Eu acho que as pessoas devem ter direitos iguais por serem pessoas (mulher, homem, gay, lésbica, trans, não importa), não terem privilégios porque nasceram homens. E discordo sobre o machismo estar mais brando. Acho apenas que ele está disfarçado - pq, no mundo politicamente correto ser machista hoje está errado. É mta coisa camuflada. Hoje mesmo uma amiga publicou no fb dizendo que acha um horror a forma como algumas propagandas de brinquedos são feitas: um monte de meninas com o slogan "tenha uma cozinha igual a da mamãe". Por que só meninas? Por que só a mamãe tem cozinha? O certo seria meninas E meninos com um "tenha uma cozinha de brinquedo igual a da sua casa". Isso é machismo velado que muita gente deixa passar batido, porque está tão no consciente coletivo que as pessoas não percebem...

    Enfim, acho bacana você trazer esta discussão para o seu blog. Quanto mais gente debatendo e compartilhando ideias sobre este assunto, melhor!

    Um beijo,

    www.algumasobservacoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que assunto gera muita polêmica e é saudável esse tipo de discussão, eu particularmente gosto.

      Eu não me considero feminista porque acho que é meio relativo, sei lá sskskdkjj

      Acho que não é muito legal isso de dividir brinquedos para meninos e meninas, mas não acho que seja o maior dos problemas, vem da forma de pensamento de cada um.

      Enfim, toda opinião é muito bem vinda ^-^

      Excluir
  4. Gostei demais desse Post é muito bom trazer esses assuntos para o blog, e também gostei muito do seu blog *w* primeira visita aqui !
    Beijos !

    Applause ! || http://a-pplause.blogspot.com.br/ || Meu blog Novo Visita?

    ResponderExcluir
  5. Oiee~ Bom, uma coisa que eu realmente já notei, é que mesmo com a existência + significado da palavra femismo, ninguém se auto-intitula assim, pois, obviamente, seu significado é "ruim". Você pode até ver uma mulher que não quer apenas seus direitos, mas sim quer mostrar ao homem que pode ser superior (odeio isso, raaaaaaiva), ganhar mais, etc., ou seja, femista. Essa mulher se chamará sempre de feminista, "que defende os direitos das mulheres", eu acho isso escroto demais. Se a pessoa não tem capacidade pra entender a diferença e nem conviver IGUALMENTE na sociedade (que, concordo, não tá tããããão dividida assim, por causa do machismo), como ela terá capacidade para se intitular feminista?

    Ok. Vi no Facebook algumas tirinhas numa página sobre feminismo, e uma delas era algo como: "professor, suas piadas machistas não te fazem engraçado, mas sim mais um babaca com certificado" (tenho certeza que não era assim, but parecido), eu achei isso o CÚMULO. Você pode até achar bem normal, mas ao meu ver, isso foi ridículo. Se o feminismo é, como já disse, "a luta pela igualdade", chamar os homens de babacas não vai fazê-las mais inteligentes, vai? Se isso é igualdade, realmente...

    E sobre o "clássico": roupa curta é chamar estupro. Então, eu acho que ninguém deveria ser estuprado, de forma alguma eu desejaria isso nem para meu pior inimigo. Porém, eu não entendo o que tanto essas mulheres têm com sair sem roupa na rua? Elas brigam tanto por isso, mas no fundo parece até que elas querem sair peladas, sério. Eu acho que se elas estão praticamente semi-nuas, elas meio que estão sim pedindo para serem, digamos assim (não estupradas, pois como disse, nem escrevendo aqui eu desejaria isso para alguém e afins), bolinadas. Até eu, EU, olharia para uma mulher semi-nua, não com segundas intenções (ou talvez... rç poiweur), mas com espanto, afinal, isso se chama falta de vergonha na cara.
    Digo o mesmo para essas mulheres que vão em movimentos feministas sem blusa/sutiã reclamando que elas não podem ficar sem roupa. GENTE, MAS COMO ASSIM????? Elas tentam isso para quê? NUNCA que elas vão sair na rua de boas assim, sei lá, para dar uma corrida ou andar de bicicleta (alguns homens fazem isso, também não gosto e-e).

    Porém, entretanto, todavia, eu também sonho em ter uma profissão e formação naquilo que eu for me especializar, ainda não sei o quê (não importa), mas, se eu for olhar pela minha mãe (que é enfermeira por opção mesmo), ela conseguiu o que ela queria sem problema nenhum e, olha!, ela é mulher. ç_ç

    Bom, essa é minha opinião ç3ç Talvez você pense diferente, mas opinião é opinião, cada um tem uma né? qpwoiweuri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, estava lendo os comentários acima e o da Fernanda, acho, me chamou a atenção. Não desmerecendo a opinião dela, nem querendo brigar.

      Bom, sobre o fato do comercial de cozinha de brinquedo ter apenas meninas, isso pode ser isso que ela falou, machismo e etc, ou no meu ver, colocaram meninas porque meninos não tem muito interesse nesse tipo de coisa.
      É como comercial de carrinho ou do Ben 10. Poucas meninas têm interesse nessas coisas, pois são brinquedos voltados à meninos. O mesmo sobre a cozinha.
      Mas mesmo assim, não é porque no comercial tem uma menina que o menino não pode brincar com a cozinha, dá pra entender meu lado?
      Eu entendo o fato dos atores serem apenas a-t-o-r-e-s, ou seja, é representativo.

      Ok, foi isso qpowieur <33

      Excluir
    2. Gente, isso que é leitora gente, que comentário <3

      Então, quanto a isso dos brinquedos acho que é mais a ver com hormônios, tipo, nunca me senti com vontade de brincar de carrinhos por exemplo dkdjdkdkkd Acho que esse padrão foi criado através do tempo, vendo que meninas gostam de uma coisa e meninos de outra, enfim.

      Quanto a esse assunto das mulheres que saem semi-nuas, cara, elas estão ali tentando chamar atenção porque não é possível um frio do demo e uma mulher semi-nua. Eu concordo contigo nesse ponto, é bem isso mesmo.

      Também não me imagino sem blusa por aí, querendo ou não, a gente acaba se sentindo desconfortável. Até perto da minha mãe eu me sinto desconfortável -q

      Sei de que post você está falando, também achei meio estranho, mas enfim, cada um com sua opinião né?

      Babii, muito obrigada pelo comentário mega construtivo, da próxima vez que eu vir falar sobre um assunto assim vou te chamar pra ajudar no post porque mds sksjskskd

      Excluir
  6. Oieeee
    Tudo bem?
    Primeiramente, acho que já tive minha vibe do femismo, e, hoje sou feminista. A questão é sou feminista comigo mesma. Não tenho essa parada de fazer o mundo entender quem esse é o caminho da verdade ou qualquer assim, pois acho que a verdade é diferente para cada pessoa, desde que ela não machuque ou fira os direitos de ninguém.
    Segundo: Man adorei a imagem que você fez do Screepeer *0*. Gostaria de saber se eu posso usá-la?
    http://s288.photobucket.com/user/debora_hundertmarck1/media/Screepeer_zpstznl58zp.png.html
    Obs: Qualquer é só entrar em contato comigo pelo email: screepeer@outlook.com
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, cada um tem a sua opinião...
      Pode usar sim, claro. Eu a fiz para isso haha

      Excluir
    2. Obrigada flor, e, peço desculpas por ter respondido aqui em baixo um comentário alheio :/

      Excluir
  7. Nossa, amei o post, e confesso que não sabia muito a diferença entre os dois, até pq não ligava muito para isso, já q eu não tinha um "título" de feminista ou femista e tals ^^'
    ~seguindo, aceita parceria?

    Kissus | http://c-omebackhome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não tenho muita coisa a dizer sobre... Mas pelo que entendi sobre o femismo é que a mulher deixa de ajudar seu marido para virar escrava do mundo sozinha. Estranho não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é deixar de ajudar, pelo contrário é "ajudar" e não fazer tudo por ele. ;p É o não abaixar cabeça porquê alguém, um cara no caso, diz como deve agir ou não, mas ser dona de si própria acima de tudo, e, tomar suas decisões. Tal como, ele toma a dele.
      Essa é a mensagem do feminismo que eu sigo, pelo menos.

      Excluir
    2. O feminismo é o que a Ágatha disse, mas femismo é isso mesmo Káah ><

      Excluir
  9. Agora eu descobri que o que eu tenho raiva é do femismo. Mas tem muita mulher sem noção no feminismo, mas gente sem noção também tem em qualquer outro grupo ativista, então fica meio relativo. Eu apoio apenas a igualdade. Ótima postagem <3

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiz <3 Que bom que isso te acrescentou de alguma forma.
      Tem gente sem noção em todos os grupos ativistas, tens razão skdjskdjs

      Excluir
  10. Eu sou feminista!
    E canso e me enojo com o tanto de gente que acha super normal tratar mulher como "objeto de servidão". O feminismo luta não só apenas pela posição igualitária da mulher na sociedade em relação a profissão/trabalho/faculdade, ele vai muito além disso. Você percebe o quão desigual nós mulheres estamos colocadas na sociedade quando passa por um cara e ele te chama de "gostosa" ou quando você sai para trabalhar de madrugada e se sente aliviada por ter outra mulher na rua (serio, andar a noite sozinha é o terror e quando você percebe que tem outra mulher na rua você se sente aliviada, e com certeza ela tambem). Hoje em dia podemos dizer que a situação aqui no Brasil não é tão precária como antes, mas não podemos nos esquecer que tem países que ainda mutilam as genitálias das mulheres; que muitas são tratadas como negociação.
    A causa do feminismo vai muito além de apenas direitos iguais aos homens, ela quer salvar vidas de muitas mulheres que tem sua liberdade tomada por culturas machistas.
    Enquanto ao femismo, posso dizer que isso é doença hahaha!
    Beijos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação Marcela!
      Sem dúvidas, o Brasil está precário de segurança, não só para as mulheres como também para os homens...

      Excluir